Comentários dos criadores do blog

Henrique Alcantara
O livro é muito interessante, com uma história que prende a atenção do leitor, fazendo com que nossas espectativas fique a favor dos garotos ladrões, que são tratados como vilões.
O livro faz referência a uma série de acontecimentos da Bahia e também uma rica descrição das condições de vida e social das pessoas, além da desigualdade e a má distribuição de renda, principalmente no momento em que só os pobres são atingidos por uma grava doença, que levou muitos à morte.
Mostra também a carência de cada um dos meninos do grupo, a suas necessidades de afeto e carinho, como quando Sem-pernas entra na casa de dona Ester, ou quando Dora entra no grupo dos Capitães da areia e todos enxergam nela sua mãe, essa visão é mostrada em várias partes do livro e por vários personagens.
Enfim, é uma história que vale à pena ser lida até o fim, conhecer a história de vida do autor e o contexto histórico em que o país se encontrava quando o livro foi escrito, pois assim poderemos entender ainda melhor o que jorge Amado quis transmitir aos leitores.